A Unidade de Alcoologia de Coimbra (UAC) da DICAD da ARS Centro, IP é uma Unidade especializada no tratamento e reabilitação de doentes com problemas ligados ao uso, abuso e dependência de álcool, desenvolvendo para esse efeito programa de internamento e ambulatório.

A UAC desenvolveu o projecto “Ciclos Temáticos de Formação em Alcoologia”, através dos quais pretende promover o debate técnico entre as diferentes áreas do saber e distintas entidades que concorrem directa ou indirectamente para o processo de prevenção, tratamento/reabilitação e reinserção de pessoas com problemas ligados ao consumo nocivo de álcool.

As formas tradicionais de fazer formação assumem habitualmente a forma de Congressos ou Cursos. A UAC propõe uma formação dilatada no tempo, constituída por acções mensais, com duração de 3 a 4 h de formação, num formato de conferência ou workshop, seguido de debate.

Os interessados participarão nas sessões em que se inscrevam e que melhor correspondam, em termos formativos, às suas necessidades específicas. Encontram-se planeadas 3 sessões a realizar ainda durante o ano de 2016 e 11 para 2017, as quais terão lugar no Auditório da Unidade de Alcoologia de Coimbra, sita nas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico do Sobral Cid.

Propomos para cada acção um tema de reconhecido interesse, um palestrante de sólida qualidade científica, seguida de uma hora de debate com esse mesmo palestrante, que permitirá colocar dúvidas, esclarecer conceitos e discutir aspectos práticos rentabilizando a presença de especialistas nas várias matérias. A este debate segue-se um espaço, em que os vários técnicos de saúde, os vários profissionais, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros, poderão colocar à discussão com a equipa da UAC casos clínicos, aspectos práticos relativos à orientação de utentes dos seus ficheiros, formas de fazer em que podemos trocar experiência e conhecimento e efectivamente praticar, no sentido real, uma verdadeira e eficaz articulação.

A primeira sessão que propomos realizar em 27 de Setembro de 2016, tem como tema “A adição ao álcool e a oncologia”, desenvolvida pelo Dr. Nuno Bonito, reconhecido médico oncologista do I. P. O. F. G. Coimbra, EPE e membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia, acompanhado pelos Dr. Tiago PrazeresPsicólogo da LPCC, e pela Drª. Maria Teresa Sousa, Técnica Superior de Serviço Social do I. P. O. F. G. Coimbra, EPE.

Na segunda actividade formativa, programada para 25 de Outubro de 2016, poderemos contar com o Prof. Doutor Carlos Braz Saraiva, Professor da FMUC, Regente da Cadeira de Psiquiatria, Chefe de Serviço de Psiquiatria Mulheres do CHUC, Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e autor de vários livros da área, que abordará aspectos ligados à “Imputabilidade e inimputabilidade no indivíduo com Problemas Ligados ao Alcool”.

O terceiro tema já agendado para 15 de Novembro de 2016, reporta a “Direitos e Deveres dos doentes - Questões éticas”, e para ele contamos com a disponibilidade do Director do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, e membro da Comissão Ética para a Investigação Clínica, Prof. Doutor André Dias Pereira.

A possibilidade de melhorarmos a nossa formação nestes e outros aspectos, com especialistas nas várias matérias, de discutirmos questões práticas e de articularmos na resolução de casos e problemas, parece-nos uma forma extremamente enriquecedora de aumentar a qualidade das várias intervenções, de optimizar resultados e conjugar esforços.

Uma tarde por mês parece-nos ser o modo mais racional de o fazer. É um formato que não implica a ausência de dois ou três dias do local de trabalho, com implicações na redução de dificuldades inerentes para os utentes e para os serviços, facilitando, por outro lado, a participação activa de todos, fomentando a discussão de situações reais, aperfeiçoando respostas multidimensionais.

As redes de articulação desenham-se no papel mas implementam-se no terreno, no dia-a-dia, no conhecimento próximo dos profissionais sobre o funcionamento dos outros serviços, na comunicação eficaz, e isso só se obtém se nos conhecermos melhor, comunicarmos melhor, partilharmos “know-how” e tivermos mecanismos eficientes de complementaridade de intervenções.

As sessões serão dirigidas a profissionais das várias áreas de intervenção, desde a Saúde, os Tribunais, as Polícias, a Segurança Social, IPSS’s, Ordens e Associações Profissionais, Associações Científicas, Associações de doentes e todas as entidades que tenham interesse nesta área temática, em particular, de modo a podermos melhorar efectivamente o trabalho conjunto, para um mesmo objectivo.

A Ordem dos Médicos, a Ordem dos Advogados, a Liga portuguesa Contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, entre outras, já nos manifestaram interesse em divulgar esta formação nos seus sites. Da nossa parte a divulgação será feita através de cartaz, site informático, correio electrónico e através da intranet da ARS Centro, IP.

As inscrições são gratuitas, feitas online, bastando para o efeito aceder ao formulário de inscrição através ao Código QR que se encontra lateralmente aposto. Poderão, de igual modo, efectivar inscrição através do envio de mail para o endereço uacoimbra.geral@gmail.comSerá recepcionado link para acesso online ao formulário de inscrição.

Ver Poster