Revista de Psiquiatria

Com este primeiro número impresso da “Revista Portuguesa de Psiquiatra”, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) cumpre mais um dos ponto da sua missão - contribuir para o avanço da Investigação em Psiquiatria e Saúde Mental e divulgação da produção científica existente no país -. Quando em 2013 esta direção se candidatou às eleições deixou expresso no seu programa que a SPPSM iria “desenvolver esforços para a criação de uma revista de Psiquiatria, indexada, obe-decendo aos requisitos internacionais exigidos para a qualidade científica dos textos. Esta revista, de carácter não periódico, publicaria materiais de elevada qualidade e com interesse para a especialidade (científicos, pedagógicos, relatórios ou pareceres)”.

Não é necessário salientar que esta revista visa preencher uma importante lacuna. A inexistência duma publicação, a nível nacional, patrocinada por uma Sociedade Científica que congrega a psi-quiatria portuguesa é um caso isolado no panorama internacional. Esperamos que esta iniciativa tenha uma elevada participação e que possibilite dar visibilidade aos clínicos e investigadores nacionais. Pretendemos que esta revista venha a ser indexada o que irá exigir um grande rigor na escolha e acei-tação dos artigos que terão de ser escritos em língua inglesa. Não podemos prescindir da exigência de qualidade pelo que contamos com um conjunto de revisores isentos e qualificados.

Este primeiro número tem um conjunto de artigos escritos por convite por alguns membros da direção e outros colegas que tem colaborado com a direção da Sociedade. Pretende apenas dar a conhecer a revista e o tipo de artigos que podem ser aceites para publicação. Os próximos números terão uma versão electrónica no site revistapsiquiatria.pt onde podem ser desde já consultadas as normas de publicação.

Queremos finalmente agradecer a todos cujo esforço foi decisivo para o lançamento da revista, para além dos membros da direção da SPPSM, saliento a contribuição decisiva de Pedro Afonso e o apoio imprescindível da Ana Fernandes secretária da direção.

www.revistapsiquiatria.pt