Mensagem aos sócios

Caros Sócios da SPPSM

No ano de 2021, a SPPSM continuou a desenvolver ações em vertentes diversificadas, como podem constatar no relatório de atividades, nomeadamente representações nacionais e internacionais, formação e investigação, comunicação e divulgação de ciência, parcerias, patrocínios e outras atividades.

Destacamos o XV Congresso Nacional de Psiquiatria, os cursos de Psicopatologia e Psicofarmacologia, a instituição de prémios e bolsas. Relevamos a Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental que tem tido um percurso no processo de indexação refletindo o reconhecimento internacional da qualidade científica alcançada pela revista, e a colaboração com a revista LIVE na qual damos voz aos profissionais e serviços de saúde mental.

A comunicação junto dos media, a dinamização das redes sociais, a aposta bilingue no site da Sociedade e a interface com o público já fazem parte da rotina. Valorizar e incentivar o papel das Secções especializadas e desenvolver o Observatório de Saúde Mental são dois dos objetivos para 2022.

A pandemia de COVID-19 e, mais recentemente, a guerra na Europa, são motores para fazermos mais e melhor em prol dos mais desfavorecidos e em elevado sofrimento. Mais uma vez, tudo o que se realizou só foi possível com o trabalho da direção, do conselho consultivo e dos restantes órgãos sociais, com o apoio do nosso secretariado e daqueles que têm contribuído para o sucesso da Revista e outras iniciativas.

Acima de tudo, o que temos feito resulta dos sócios e é para os sócios. A eles e aos órgãos da SPPSM quero expressar o meu sincero reconhecimento, pela confiança que ao longo dos anos têm continuado a depositar nesta Sociedade.

Lisboa, 22 de março de 2022

A Presidente da Direção

Maria João Heitor