Campanha de Sensibilização Saúde Mental | LisbonPH

Geral

Campanha de Sensibilização Saúde Mental | LisbonPH

A Campanha de Sensibilização da LisbonPH do mês de novembro, subordinada ao tema da Saúde Mental, tem como objetivo principal desmistificar o estigma associado a estas patologias, assim como educar a população para a sua importância. Desta forma, esta campanha pretende incidir na consciencialização da população para os diferentes distúrbios inerentes à Saúde Mental e de que forma estes podem afetar a vida dos doentes nas suas diversas vertentes.

A FamiliarMente, a Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental, junta-se à campanha enquanto parceira da LisbonPH, e tem como objetivo promover, defender e pronunciar-se acerca de políticas que visem o apoio e acompanhamento das famílias de pessoas com experiência de doença mental.

Junte-se a nós e cuide de si, porque #NotAllWoundsAreVisible. Faça parte da Campanha de Sensibilização preenchendo o nosso inquérito acerca da sua Saúde Mental https://bit.ly/2I4x9um.

Para saber mais aceda a https://bit.ly/385pPJR.

Geral

Petição pela reposição da comparticipação dos antipsicóticos a 100%

A SPPSM em junho de 2019 lançou uma petição pública com vista à reposição da comparticipação a 100% dos antipsicóticos.

Desde essa altura, foram recolhidas 2111 assinaturas e em 30 outubro de 2020 submetemos à Assembleia da República esta petição com as respetivas assinaturas.

Se estiver de acordo e caso ainda não tenha assinado, por favor assine a petição (colocando igualmente o nº de BI ou CC), dado que a sua assinatura será ainda relevante.

Link: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=SPPSM-Antipsicoticos

Dia Europeu da  Depressão 2020

Comunicados

Dia Europeu da Depressão 2020

Evento Digital em https://www.sppsm.org/
Depressão no mundo real e virtual 

13 novembro (sexta-feira)
17h – 19h

Cartaz Dia Europeu da Depressão Portugal 2020

(A reunião é aberta a profissionais de saúde, estudantes de Medicina e público em geral)

Abertura – Maria João Heitor (Presidente da SPPSM)

Chairs – Luís Câmara Pestana, Maria Luísa Figueira

Intervenções não presenciais para o tratamento da depressão durante a pandemia COVID-19
Carlos Góis

A psicoterapia "online" na era da consulta virtual - virtudes e constrangimentos
Filomena Sousa

Estilo de vida: intervenções para a Saúde Mental
Luís Madeira

 

European Depression Association (EDA) www.europeandepression.eu

Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM)

Formação

Programa Choosing Wisely Portugal_Escolhas Criteriosas em Saúde

Escolhas Criteriosas em Saúde - tem como objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

www.ordemdosmedicos.pt/choosing-wisely-portugal-escolhas-criteriosas-em-saude/

www.facebook.com/choosingwiselyportugal/

FLAD Science Award Mental Health

Prémios/bolsas

FLAD Science Award Mental Health

O nosso objetivo é promover a investigação clínica de Saúde Mental em Portugal. Por essa razão, o prémio irá apoiar e distinguir projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais desta área, em articulação com os Estados Unidos. É importante apoiar investigação que visa aumentar a qualidade de vida dos pacientes, numa época em que as necessidades em torno da Saúde Mental são ainda mais evidentes.

Áreas-chave de investigação para a edição 2021:

Nesta primeira edição, a FLAD preferiu não fechar o campo de investigação num grupo particular ou numa patologia específica. O foco está no desenvolvimento de novas abordagens de âmbito clínico, que podem dedicar-se desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. A ideia é que essas abordagens traduzam uma melhor compreensão do impacto de diferentes fatores – biológico, experiências de vida, história familiar, epidemiológico, entre outros – no desenvolvimento de perturbações mentais.

Prémio e Júri:

O prémio constituiu o maior prémio científico a atribuir exclusivamente a profissionais da área de Saúde Mental a trabalhar em Portugal, com o valor de 300.000 euros.
Atribuído após uma análise das candidaturas em duas fases, feita por um comité científico composto por 3 elementos.
O comité científico é constituído por:

  • Catarina Resende de Oliveira, Professora Catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, ex-diretora do Centro de Neurociências e Biologia Celular, e presidente da Agência para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).
  • Miguel Xavier, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, diretor do Programa Nacional de Saúde Mental (DGS), e Psiquiatra no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
  • Margaret Lanca, Professora Assistente no Departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School, presidente do Massachusetts Psychological Association, e diretora do Adult Neuropsychology and Psychological Testing and Training da Cambridge Health Alliance.

Perfil dos candidatos:

  • Doutorado, no máximo há 8 anos.
  • Estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) na área de saúde mental e investigação clínica.
  • Ter o apoio da unidade de saúde e do centro de investigação associados ao seu plano de investigação.
  • Fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica.
  • Incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.

Candidaturas:

Os interessados devem apresentar as candidaturas entre 1 e 30 de novembro de 2020, através do website da FLAD: www.flad.pt.

Geral

SAVE THE DATE - III Encontro das Secções 19 Novembro 2020

Caros Colegas,

É com o maior prazer que os convidamos para o “III Encontro Nacional das Secções” organizado pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) que terá lugar a 19 e 20 de novembro de 2020.

As circunstâncias atuais, com a pandemia de COVID-19, forçam-nos a organizar um Encontro inteiramente virtual. O nosso objetivo é que esta reunião mantenha o nível elevado das edições anteriores e que corresponda às expectativas e necessidades clínicas e científicas da nossa comunidade psiquiátrica. Estamos a preparar um Encontro que permita uma comunicação eficaz entre os psiquiatras, os profissionais de saúde mental e os investigadores em áreas relevantes da prática psiquiátrica.

O tema central deste Encontro – Rupturas e continuidades da vida psíquica. O papel das crises - não pode deixar de refletir o tempo conturbado em que vivemos e os seus reflexos na vida psíquica e na saúde mental. As diferentes secções da SPPSM vão organizar um conjunto de simpósios em que o tema geral será abordado nas suas várias dimensões. A promoção da saúde mental neste período de isolamento social, receios e incerteza será igualmente uma prioridade de discussão.

Contamos com a vossa presença, como participantes e com trabalhos sob a forma de posters. Esperamos conseguir mobilizar o maior número de Colegas neste novo modelo de Encontro com temas que acreditamos serem do vosso interesse e agrado.

Maria Luísa Figueira
Maria João Heitor

Mais informações no site dedicado ao evento:
III Encontro das Secções da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Geral

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL - 10 de Outubro

O Dia Mundial da Saúde Mental, uma iniciativa da Federação Mundial para a Saúde Mental (WFMH https://wfmh.global/world-mental-health-day-2020/), é comemorado no dia 10 de Outubro desde 1992. Todos os anos, a WFMH escolhe um tema. Este ano, o tema é:

Saúde mental para todos. Maior investimento – Mais acesso

https://www.who.int/campaigns/world-mental-health-day/world-mental-health-day-2020

https://www.europsy.net/joining-forces-to-tackle-an-unprecedented-challenge-epa-press-release-on-world-mental-health-day-2020/

ESSENTIALS OF PHENOMENOLOGICAL PSYCHOPATHOLOGY 2nd Edition (pre-registration)

Formação

ESSENTIALS OF PHENOMENOLOGICAL PSYCHOPATHOLOGY 2nd Edition (pre-registration)

KEY CONCEPTS FOR CLINICAL PRACTICE
INTENSIVE COURSE FEBRUARY 2021

In the last century we’ve suffered the loss of Psychopathology as a core discipline of Medical curriculums and Psychiatric residency. Many argue that psychiatric practice risks becoming overly simplified jeopardising diagnosis and research which might lead us into a dead in our interventions. Recent interest and efforts to reconsider Psychopathology in its complexity - including subjective, intersubjective and atmospheric elements - have provided a new hope.

OBJECTIVES

  • Understand core concepts of phenomenological psychopathology
  • Appreciate the role of elements of the basic structure of consciousness in the disturbance of “life-world” experience
  • Rethink the rational of phenomenologically based practice - Gather the role of culture in transformation of phenomena
  • Understand the relation between psychopathology and other fields of research

Graduate level: course e-learning
Duration: 1 month Start: February 2021

Pre-registration: 50 euros
Fee: 450 euros
Residents in Psychiatry (Portugal): 300 euros
Members of SPPSM: 380 euros

  • 20 keynotes < 1 hour sessions | 10 hours of group supervision | 2 hours individual supervision
  • Evaluation: 5x 16 MC questions | drafting a 1st paper as research output
  • Topics ranging from concepts to clinical inputs and outputs from/to practice and research

View brochure

Pre-Registration 2nd Ed

LUIS MADEIRA PHD,