Call para Propostas de Simpósios: XVIII Congresso Nacional de Psiquiatria 2024

Publicado em Categorizado como Agenda, Congressos e encontros científicos, Notícias WPA/EPA

Caro(a) Sócio(a) da SPPSM,

A Comissão Organizadora do XVIII Congresso Nacional de Psiquiatria, agendado para as datas de 16 a 19 de outubro de 2024, no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, decidiu este ano inovar no formato do evento, apostando desde já na participação ativa dos sócios da SPPSM na construção do programa científico do congresso.

Assim, é com um enorme prazer que anunciamos a abertura da Call para Propostas de Simpósios para o nosso próximo Congresso de Psiquiatria. Como um dos encontros científicos nacionais mais importantes desta área, este congresso tem como objetivos promover a colaboração entre pares, compartilhar investigação e explorar abordagens inovadoras na psiquiatria.

Os simpósios oferecem uma plataforma única para discussões aprofundadas, análises e disseminação de conhecimento para uma audiência diversificada de profissionais, investigadores e estudantes.

Convidamos todos os interessados em participar na construção do programa a enviarem propostas de simpósios que demonstrem a sua experiência clínica e científica e abordem temas relevantes para o campo da psiquiatria.

Os temas de interesse podem incluir, mas não se limitam a:

  1. Avanços em diagnóstico e sistemas de classificação e Psiquiatria.
  2. Novas abordagens terapêuticas e intervenções no campo da saúde mental.
  3. Neurobiologia e genética das perturbações psiquiátricas.
  4. Fatores psicológicos e psicossociais que influenciam a saúde mental.
  5. Abordagens integrativas para cuidados em saúde mental.
  6. Saúde mental em populações específicas: crianças, adolescentes ou idosos.
  7. Perspetivas transculturais sobre saúde mental e prática clínica psiquiátrica.
  8. Tecnologia e inovação em saúde mental: intervenções digitais, realidade virtual e inteligência artificial.
  9. Combate ao estigma e promoção da saúde mental.
  10. Considerações éticas e questões legais na prática psiquiátrica.

Normas de submissão de propostas:
As propostas de simpósios devem incluir um título, um resumo breve (máximo de 300 palavras) e um esboço claro das sessões propostas.
As propostas devem especificar o público-alvo, os objetivos de aprendizagem e o máximo de 3 possíveis palestrantes, incluindo a sua experiência e afiliações.
A duração do simpósio deve ser planeada para o tempo máximo de 60 minutos, permitindo tempo suficiente para apresentações (15min), discussão e perguntas e respostas (15min).
Todas as submissões serão avaliadas com base no seu rigor científico, relevância para área e potencial para contribuir para a qualidade e diversidade geral do programa do congresso. Encorajamos propostas que promovam a colaboração interdisciplinar e interinstitucional e reflitam as tendências e avanços atuais na psiquiatria.

Prazo para submissão de propostas:

As propostas para simpósios deverão ser submetidas na plataforma gerada para o efeito através do link – https://forms.gle/UqFhLhTgZ4A98LjJ9 – até à data limite de envio de 1 de maio de 2024.

Os proponentes serão notificados sobre os resultados da seleção até dia 16 de junho de 2024.

O formato dos simpósios será presencial. Os palestrantes dos simpósios selecionados para o programa do congresso, farão parte da faculty do evento, com direito a inscrição e alojamento durante o congresso. Não serão reembolsadas despesas de viagem ou outro tipo de despesas quer para palestrantes nacionais quer para palestrantes internacionais.

Aguardamos as vossas propostas de simpósios inovadores e estimulantes, para que juntos, possamos construir um excelente XVIII Congresso Nacional de Psiquiatria.

Para qualquer dúvida ou assistência relacionada com as submissões, por favor, entrem em contacto com o secretariado da SPPSM através do email sppsm.secretariado@gmail.com

O Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Psiquiatria

Gustavo Jesus,