Faleceu António Fernandes da Fonseca

António Fernandes da Fonseca licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e depois decide estagiar voluntariamente nos Serviços de Neurologia do Hospital de Santo António (Diretor Curino de Andrade) e dos Hospitais Civis de Lisboa.

Em 1955 fez uma importante investigação em genética psiquiátrica das perturbações afetivas com o Prof. Eliot Slater no Instituto de Psiquiatria  da Universidade de Londres para onde foi estudar quando lhe foi atribuída uma bolsa de estudo pelo Instituto de Alta Cultura. Esta investigação foi a base da sua tese de Doutoramento quando regressou a Portugal tendo ficado com o cargo de regência da cadeira de Psiquiatria da FMUP.

Em 1963 fundou o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São João tendo sido o seu primeiro Diretor, e foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, da Associação Europeia de Psiquiatria Social, entre muitos outros.

Foi uma figura marcante da Psiquiatria da segunda metade do seculo XX com relações internacionais muito importantes e deixou discípulos, para além da sua extensa obra escrita, que conta com mais de duzentos trabalhos ligados Psiquiatria, Psicologia, Sociologia e Saúde Mental.

O Professor Doutor António Fernandes da Fonseca faleceu no dia 16-12-2014.