Falecimento Dr. Othon Bastos

Publicado em Categorizado como Artigos

Com grande pesar recebemos no passado mês de agosto a informação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) do falecimento do Dr. Othon Coelho Bastos Filho, médico psiquiatra, Prof. De Psiquiatria da Universidade do Recife  e Ex-Presidente da ABP.

Consideramos uma grande perda para a psiquiatria de língua portuguesa de tal importante figura que se destacou, entre muitas coisas, pela participação em inúmeras iniciativas que uniu Portugal e Brasil, pelo legado escrito de inúmeros capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, mas principalmente na formação de várias gerações de psiquiatras brasileiros.

Fez a sua formação em França com o Prof. Henri Ey e nesse período visitava o Prof. Barahona Fernandes em Lisboa. Juntamente com o Prof. Ulysses Viana Filho, com Rubinho Pinho e Prof. Leno Lopes estabeleceram relações com a psiquiatria portuguesa, nomeadamente com Barahona Fernandes, Fernandes da Fonseca e Pedro Polónio. Essas relações têm frutificado ao longo do tempo entre psiquiatras portugueses e brasileiros, fortalecendo os laços de cooperação entre a ABP e a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).

É pois com muito pesar que a SPPSM lamenta a perda deste eminente académico psiquiatra e presta deste modo a sua homenagem.

Publicado em
Categorizado como Artigos