Reunião da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental – II encontro das secções

Publicado em Categorizado como Geral

Caros Colegas,

É com o maior prazer que os convidamos para o “Encontro Nacional de Psiquiatria e II Encontro das Secções”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, que terá lugar em Coimbra entre 7 e 9 de Fevereiro de 2019.
O tema central deste congresso são as relações entre a Psiquiatria e as Neurociências centradas no corpo, na pessoa e no cérebro.

Este é um tema de grande atualidade e central para a Psiquiatria nas suas relações interdisciplinares. Pretendemos que sejam discutidos os modelos de integração e os dados de evidência para uma visão não dualista das perturbações mentais. Outros tópicos relacionados sobre questões importantes para a Psiquiatria serão também abordados como o ensino das ciências no internato médico, o problema da negligência psiquiátrica, a autonomia e a liberdade de decisão e o problema da saúde e da doença mental dos migrantes e refugiados. As relações entre a cultura e a psiquiatria será objecto de interessantes debates.
Contamos com um painel de reconhecidos palestrantes nacionais e estrangeiros.
A atividade das secções ficará patente nos simpósios organizados por cada uma delas.

A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental enquanto organismo representativo da comunidade psiquiátrica assume neste Encontro Nacional o seu ponto mais alto. Pretendemos que esta reunião contribua para uma discussão aberta, critica e livre de constrangimentos entre os vários saberes e modelos que concorrem para a Psiquiatria Clinica. Neste sentido aguardamos e antecipadamente agradecemos a sua presença e participação ativa nos trabalhos do Encontro.

O nosso objectivo é que este Encontro, como os anteriores, seja um fórum de actualização e de reflexão critica sobre os principais temas psiquiátricos com avanços científicos significativos e modelos conceptuais quer na área clínica, quer nas múltiplas disciplinas que se entrecruzam no saber psiquiátrico.

Mais informações em http://www.congressopsiquiatria2019.com/

IMPORTANTE!
Dead-line para submissão de trabalhos: 3 de dezembro de 2018
Notificação de avaliações de trabalhos: 12 de Janeiro de 2019

 


João Marques Teixeira
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Prof. M. Luísa Figueira
Pela Comissão Organizadora

Dr. Pedro Varandas
Pela Comissão Organizadora
Publicado em
Categorizado como Geral