15º CONGRESSO PORTUGUÊS DE ARTE-TERAPIA

Publicado em Categorizado como Agenda, Eventos, Notícias

Aproximando-se do final da adolescência, já que este ano a SPAT faz 17 anos de existência, pretende-se com este Congresso fazer um ponto da situação de como decorreu o crescimento da Arte-Terapia em Portugal. Ao mesmo tempo colocar-se a ênfase da reflexão na pertinência e importância das artes para um crescimento salutar de crianças e adolescentes, tanto de um ponto de vista educacional – Educação Artística – como terapêutica – Arte-Terapia/Psicoterapia.

Em Portugal o desenvolvimento da Arte-Terapia tem-se revelado uma verdadeira arte de crescer. Com centenas de Projectos de Arte-Terapia desenvolvidos e milhares de intervenções de Arte-Psicoterapia efectuadas, encorpando e testando a sua validade e eficácia. O crescimento da Arte-Terapia/ Psicoterapia Polimórfica tem-se sustentado nas práticas que aferiram os diferenciados parâmetros de intervenção que se estabeleceram através de um crescer com arte para o qual o factor tempo de revela essencial. Presentemente a SPAT que está já incorporada por um tempo de amadurecimento que a torna fecunda.

São múltiplos os estudos e experiências de terreno que demonstram a importância das artes para o desenvolvimento infantil e de adolescentes, com implicações positivas quer na aquisição de uma amplitude da criatividade pessoal, ou ainda enquanto possibilidade da promoção da homeostase emocional. Assim, as artes podem também revelar-se como um precioso utensílio promotor da aprendizagem.

Do ponto de vista afim de uma outra finalidade das artes, a terapêutica, evidenciam-se as vantagens daquelas enquanto agentes de mudança psíquica, o que pressupõe um crescimento interno. Na abordagem terapêutica de crianças ou adolescentes o papel das artes está estabelecido desde há muito, enquanto promotor do desenvolvimento psíquico, da recuperação da doença mental, do acesso ao mundo particular daquela e deste modo da adesão ao tratamento. A flexibilidade da aplicação da Arte-Terapia, com parâmetros de intervenção adaptáveis aos indivíduos e ainda assim consistentes propiciam que o tratamento com Arte-Terapia/Psicoterapia se possa estender com eficácia a todo o tipo de Perturbações da Infância e Adolescência.

Encarando a Arte-Terapia/Psicoterapia como um agente do crescimento interior, permitindo o suplantar da perturbação mental ou o desenvolvimento integral criativo é fácil entender a sua aplicação a adultos e idosos. Em particular nestes últimos Crescer com Arte pode representar uma valiosa oportunidade para resgate do sentido de progressão pessoal, que liga à vida, bem como das suas capacidades cognitivas. Um estudo alargado realizado em França e Bélgica revelou que idosos que se dedicavam às artes mantinham as suas capacidades cognitivas intactas até mais tarde na vida.

TEMAS DO CONGRESSO – 

Crescer com arte ou a arte de crescer – 

Da pedagogia criativa à pedagogia curativa – 

Arte-Terapia com crianças: interagir na instituição mãe – 

Arte-Psicoterapia com crianças: abordagem clínica a brincar – 

Arte-Terapia com adolescentes: o drama institucional – 

Arte-Psicoterapia com adolescentes: da oposição à vinculação criativa – 

Arte-Terapia com idosos: resgatar o sábio criativo – 

Arte-Psicoterapia: criação comutativa e crescimento interno – 

Criação artística, sentido crono biográfico e formação de configurações ideacionais criativas.