A nova presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), a psiquiatra Maria João Heitor, considera que “a Saúde Mental tem um papel insubstituível, embora muitas vezes ignorado”.
Perante a atual epidemia de COVID-19, salienta que a Saúde Mental “tem uma função que deve ser dirigida a diferentes alvos, nomeadamente na educação do público e no fortalecimento da resiliência pessoal dos profissionais da área da saúde”.
Maria João Heitor, que tomou posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) no último fim de semana, lembra que “estamos num período particularmente difícil, de incerteza, resultante de mais uma ameaça à saúde pública”.
Em declarações à Just News, sublinha que se trata de uma ameaça que “coloca desafios físicos, pessoais, sociais e emocionais para os profissionais de saúde e o público em geral”.
E não deixa de alertar que “há populações particularmente vulneráveis”, como as pessoas com doença mental grave e com deficiência mental, que apresentam “dificuldades ao nível das medidas de proteção no distanciamento social”. Ou os sem-abrigo, “na sua maioria, com doença mental e abuso de substâncias, como álcool e drogas, que estarão mais desprotegidos”.
Maria João Heitor sucede a João Marques-Teixeira na presidência da SPPSM
Maria João Heitor, que é diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do próprio Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental em que aquele está integrado, sucede, no cargo de presidente da SPPSM, ao seu colega João Marques-Teixeira.
O psiquiatra do Porto, eleito para o triénio 2016-2018, acabou por cumprir mais um ano de mandato, facto que resultou da realização em Portugal, em 2019, do 19.º Congresso Mundial de Psiquiatria.
“Penso que, neste momento, temos uma Sociedade reconhecida, interventiva, com preocupações de natureza científica e formativa. E temos uma Sociedade preocupada com os nossos doentes e com a formação dos nossos psiquiatras”, afirmou João Marques-Teixeira, em jeito de balanço dos últimos quatro anos na vida da SPPSM.
Falando já na qualidade de sua presidente, no final da Assembleia-Geral realizada no passado sábado, Maria João Heitor mostrou-se segura de que “a Sociedade pode continuar a contar com mais uma excelente equipa, motivada, que vai conseguir, de uma forma sábia e sensata, conjugar os valores e a tradição da SPPSM com a inovação e o progresso”.
Garante também: “Vamos dar o nosso melhor pelo conhecimento científico, pelos psiquiatras, pelos outros profissionais de Saúde Mental e, acima de tudo, pelos doentes, famílias e comunidades mais alargadas onde estão inseridos.”
Continuar a investir na formação pós-graduada
Com um mandato de três anos (2020-2022) pela frente, Maria João Heitor diz que tenciona recorrer, de uma forma mais regular, ao Conselho Consultivo da SPPSM, que integra os ex-presidentes António Pacheco Palha (2009-2012) e Maria Luísa Figueira (2013-2015). De acordo com os estatutos da Sociedade, João Marques-Teixeira, na qualidade de presidente cessante, e João Bessa, como presidente eleito, integram uma Direção que reúne psiquiatras de diversas regiões do país.
A nova presidente da SPPSM refere que desenhou um plano de ação orientado por “sete linhas mestras”, a primeira das quais se prende com a intervenção junto da sociedade civil e da classe política. “Um aspeto importante prende-se com a comparticipação de antipsicóticos, que a Direção e o presidente cessante defenderam e promoveram”, sublinha.
A continuação do investimento na formação pós-graduada em novas edições de cursos dirigidos sobretudo a internos de Psiquiatria mas também, por exemplo, a especialistas de Medicina Geral e Familiar é outra das prioridades daquela responsável, que também tenciona investir na criação do Observatório de Saúde Mental.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Maria João Heitor repartiu o seu internato de Psiquiatria pelo Miguel Bombarda e hospitais do Reino Unido. Em Portugal, já trabalhou em diversas instituições hospitalares, estando no Beatriz Ângelo desde a sua abertura (2012).
Entre outras funções, foi diretora de serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, membro do Conselho Nacional de Saúde Mental e representante portuguesa junto da OMS e da Comissão Europeia. É doutorada em Medicina Preventiva e Saúde Pública.
Corpos Sociais da SPPSM Triénio 2020-2022
DIREÇÃO
Presidente: Maria João Heitor
Vice-presidente: Luís Madeira
Presidente eleito: João Bessa
Presidente cessante: João Marques-Teixeira
Secretário-geral: Ema Conde
Tesoureiro: Ricardo Coentre
Vogais: João Marques, Joaquim Cerejeira e Manuela Abreu
ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Carlos Ramalheira
Vice-presidente: Susana Almeida
Secretário: Lurdes Santos
CONSELHO FISCAL
Presidente: Luís Câmara Pestana
Vice-presidente: Sónia Ramos
Secretário: António Bento
CONSELHO CONSULTIVO
António Pacheco Palha
Maria Luísa Figueira