Cuidar de quem Cuida

Serviço de apoio psiquiátrico a profissionais de saúde criado

O Programa Nacional de Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde e a Ordem dos Médicos são algumas das entidades que se unem à Escola de Medicina da Universidade do Minho para criar um serviço de consultas de psiquiatria gratuitas por videochamada para os profissionais de saúde que se encontram ao serviço dos portugueses

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, juntamente com o apoio do Programa Nacional de Saúde Mental da DGS, a Ordem dos Médicos, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) e a Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP), criaram um serviço de consultas de psiquiatria para os profissionais de saúde que estão na linha da frente e são um dos grupos mais afetados pela pandemia COVID-19 e pelo aumento do recurso aos serviços de saúde.

O serviço, designado Cuidar de quem Cuida, consiste no agendamento de consultas de psiquiatria por vídeo-chamada, em que os médicos farão a avaliação e orientação das situações clínicas, prestando apoio gratuito a todos os profissionais de saúde que dele necessitem.

Além destes profissionais de saúde, contamos com o apoio de estudantes voluntários do 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina que efetuarão o agendamento das consultas e prestarão informação útil a todos os participantes deste projeto. O apoio logístico para o funcionamento do projeto é garantido pelo Centro de Medicina Digital P5. O serviço encontra-se disponível de imediato e a oferta será crescente ao longo dos próximos dias.

Esta é uma iniciativa que pretende cuidar de quem cuida de todos os afetados pela COVID-19, numa fase em que as situações de ansiedade e stress são normais e comuns.

Como se voluntariar?

As consultas serão efetuadas por médicos psiquiatras que se voluntariam através de registo em www.p5.pt/voluntario.

Como se inscrever?

Os profissionais de saúde que necessitem de consulta deverão preencher o formulário disponível em www.p5.pt/apoio. A chamada pode ser realizada através de um browser, não necessitando de qualquer software adicional.